Inovação e Empreendedorismo

Os termos empreendedorismo e inovação estão presentes em todos os meios onde se discutem a geração de emprego e renda a partir da criação de negócios inovadores, e esses vértices são fatores cruciais para o desenvolvimento de uma economia, seja ela local, regional ou nacional.

Sob esse prisma, a Educação Profissional, Científica e Tecnológica é uma fonte continua de acúmulo de conhecimentos que buscam solucionar problemas da sociedade em todos os seus aspectos políticos, econômicos e sociais. Para isso, entende-se a necessidade de que esse acúmulo de conhecimentos produzidos no âmbito das instituições de ensino superior, técnico e tecnológico saiam do papel e se materializem em soluções, seja em produtos, processos ou serviços inovadores ou aprimorando, com novas funcionalidades e aplicações, os que já existem.

Assim, trazendo os temas em questão para o centro das discussões no X Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação, busca-se desmitificar e familiarizar cada vez mais para a sociedade a importância da inovação e do empreendedorismo, pois, de modo geral as pessoas frequentemente confundem inovação com processos tecnológicos e empreendedorismo como a abertura de um negócio.

De fato, as melhorias na área de tecnologia em uma empresa, podem ser consideradas inovadoras, no entanto, outros tipos de inovações podem se relacionar a novos mercados, modelos de negócio, métodos organizacionais, novos produtos, processos ou serviços.

Já o empreendedorismo é considerado hoje um fenômeno global, dada a sua força e crescimento, nas relações internacionais e formação profissional. O Brasil é visto como um dos países mais criativos do mundo e onde mais se desenvolvem empreendedores. O empreendedorismo está diretamente relacionado a produção de riquezas das nações. No entanto as atitudes empreendedoras também podem produzir bem-estar social apresentando solução para muitas mazelas, já que o conceito de empreendedorismo é muito mais amplo que a simples ideia de abrir um negócio.

Luís Pedro de Melo Plese
Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFAC

Compartilhar
Print this pageEmail this to someoneShare on Facebook0Tweet about this on TwitterPin on Pinterest0