Cidade – Rio Branco

O Acre é o terceiro Estado da Região Norte a sediar o Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação que, em 2015, chega a sua 10ª edição. O Estado foi escolhido ainda em 2013, durante o Fórum de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação das Regiões Norte e Nordeste da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Desde então, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC) tem se preparado para receber estudantes, professores e demais pesquisadores de todo o Brasil em Rio Branco, capital do Acre e palco de um dos maiores eventos da educação no País, em 2015.

A cidade foi fundada em 28 de dezembro de 1882 em decorrência da organização do porto para o escoamento da borracha do seringal Volta da Empreza, de propriedade do seringalista Neutel Maia.

Em 1904, após anexação definitiva do Acre ao Brasil, foi elevada à categoria de Vila, tornando-se sede do departamento do Alto Acre. Em 1909 passou a ser denominada Penapólis (em homenagem ao então Presidente Afonso Pena) e, em 1912 , Rio Branco, em homenagem ao Barão de Rio Branco, chanceler brasileiro cuja ação diplomática resultou no Tratado de Petrópolis (reconhecimento do Acre como território brasileiro). Em 1913 tornou-se município. Em 1920, capital do território do Acre e em 1962, capital do Estado.

Rio Branco é o centro administrativo, econômico e cultural da região. É cortado pelo Rio Acre, que divide a cidade em duas partes denominadas Primeiro e Segundo Distritos.

Grande parte de sua população (hoje estimada em 350 mil habitantes) é originária dos trabalhadores nordestinos que abriram os primeiros seringais na Amazônia. A borracha, aliás, pela sua importância como símbolo, estampa os cartazes deste X CONNEPI.

O povo acreano é reconhecido por suas revoluções históricas, sendo a primeira pelo reconhecimento como território brasileiro (1903), depois por sua autonomia como Estado (1962) e, na década de 1980, pelas lutas socioambientais que tiveram como ícone Chico Mendes (1988), nome homenageado em vias e parque na Capital.

Para saber um pouco mais sobre a História da cidade-sede do X CONNEPI, acesse o Portal da Prefeitura de Rio Branco.

INFORMAÇÕES GERAIS:

Clima: equatorial quente e úmido
Temperaturas médias: 24,5ºC a 32ºC
Código de discagem à distância: 68
Corrente elétrica: 110v
Fuso horário: 2 horas a menos de Brasília

Palácio Rio Branco - Fonte: Agencia de Notícias do Acre/SECOM

Palácio Rio Branco – Fonte: Agência de Notícias do Acre/SECOM

Fonte: Agencia de Notícias do Acre/SECOM

Fonte: Agência de Notícias do Acre/SECOM

Fonte: Agencia de Notícias do Acre/SECOM

Fonte: Agência de Notícias do Acre/SECOM

 

Compartilhar
Print this pageEmail this to someoneShare on Facebook0Tweet about this on TwitterPin on Pinterest0