Congressistas falam sobre a expectativa de participar do X CONNEPI

12311033_987484687957307_565581451028897208_n

Por Antoniete Alves

Desde às 8h00 de segunda-feira, 30, centenas de estudantes, educadores e pesquisadores dos Institutos Federais começam a chegar no Centro de Eventos Comfort, em Rio Branco – AC, para participar do X Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI). Segundo a organização, só no primeiro dia foram credenciados 1.300 congressistas.

Durante o período da manhã, os participantes começaram a chegar aos poucos, porém, à tarde, houve grande movimentação. O professor Alcivan Almeida Evangelista Neto, coordenador de Pesquisa do Campus Apodi do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), veio acompanhando um grupo de alunos que apresentará vários trabalhos em pôsteres e na Mostra Tecnológica. Para o professor, a expectativa para o evento é a melhor possível, pois já é a quarta vez que participa do CONNEPI. Ele destacou que há uma grande oportunidade de firmar novas parcerias com os Institutos Federais e conhecer as pesquisas desenvolvidas em todas as áreas dos Institutos.

12294781_987484771290632_3510185334375698433_n

Já a aluna Hiza Nayra de Assis Moura, estudante do 3º período do Curso Técnico em Química do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), apresentará um trabalho no Desafio de Ideias. A discente desenvolveu uma cola isolante feita com a galactomanana (um polímero natural) para a fabricação de materiais eletrônicos, com a justificativa do uso de materiais biodegradáveis, para diminuir o impacto ambiental. Esse é um projeto desenvolvido em parceria com outros alunos do IFMA e também do Instituto Federal do Ceará (IFCE).

O CONNEPI é realizado anualmente pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e pelo Ministério da Educação e este ano é coordenado pelo Instituto Federal do Acre (IFAC). Esta edição do congresso tem o apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Caixa Econômica Federal, da Eletrobrás, do governo do Acre, da prefeitura de Rio Branco e da Universidade Federal do Acre (UFAC).