Instituto Nacional de Propriedade Industrial capacita gestores da Rede Federal durante o X CONNEPI

connepi-inpi-capacita

Por Nívea Furtado

Gestores de Inovação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica participaram, nesta terça-feira (30/11), da capacitação sobre contrato de transferência de tecnologia e redação de patentes. O curso é promovido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e faz parte da programação do X Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi).

Os coordenadores dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) dos Institutos Federais discutiram as dificuldades que estão vivenciando em suas instituições, além de compartilharem as experiências sobre a implementação das políticas de proteção intelectual.

Para o coordenador de Contratos e Tecnologia do INPI, Mauro Catharino, os NITs devem ter um olhar mais atento referente à proteção de propriedade intelectual. “Os núcleos precisam fazer a ligação entre a academia e a empresa, e assim difundir a tecnologia dos projetos para o mercado industrial”, disse.

A examinadora de Patentes do INPI, Cristina Hamelmann, falou sobre a redação, elaboração, conceitos e revisão dos documentos de patente, “no sentido de ter uma maior proteção para a invenção”, afirmou.

O encontro contou com o apoio dos coordenadores dos NITs do Instituto Federal do Acre (Ifac), Pedro Soares; de Mato Grosso (IFMT), Valquíria Martinho; de Pernambuco (IFPE), Vitor Vanderlei e do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec). A atividade segue até quinta-feira (03/12), no Centro de Eventos Comfort, em Rio Branco, no Acre.