Primeiro dia de CONNEPI Cultural resgata valores da terra

Musicalidade acreana e cultura indígena encantam participantes no primeiro dia de atividades

Por Glauco Capper

connepi-cultural-dia01 (1)

A primeira apresentação no palco do Connepi Cultural no X Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), realizado pelo Instituto Federal do Acre (Ifac), ocorreu na manhã desta terça-feira (01/12), com a apresentação do professor do Campus Sena Madureira, Jânio Carlos. Docente de música na instituição, Carlos foi responsável por um verdadeiro “mosaico cultural”, ao chamar vários convidados, incluindo sua filha e uma participante da plateia para se juntar a ele no palco.

“O show é nosso”, descreveu Carlos. O músico e professor que possui vários trabalhos, incluindo o CDautoral, “Tocando histórias”, criou interação com a plateia, percorrendo os mais diversos estilos musicais. “Respiro música brasileira”, concluiu.

keyla_cultural-4Durante a apresentação, músicos como Alberto Rodrigues (Loro), compositor acreano de Cruzeiro do Sul, relembraram sucessos de Tião Natureza e outros artistas da terra. “Como é boa a oportunidade para que os artistas da terra mostrem sua música”, disse Rodrigues.

Draíton Siqueira, professor do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), trouxe irreverência para a apresentação de Carlos. Com um saxofone, Draíton demonstrou toda musicalidade nordestina com solos que empolgaram os ouvintes. “Como é importante esse intercâmbio musical, e só quem ganha são os espectadores”.

Outra atração no palco do Connepi Cultural foi a apresentação do Coral do Ifac com o grupo Pinu huia Keneya de Tarauacá. Ambos são projetos de extensão coordenados pela professora Cristiane de Bortoli, e tem o objetivo de trabalhar a interculturalidade que, de acordo com a professora do Ifac, “é a oportunidade de conhecer a cultura indígena com o olhar do outro”.

Para Bina Huni Kui, a participação no Connepi Cultural é uma oportunidade de mostrar para as pessoas como são os rituais com cânticos na aldeia. De acordo com Bina, o projeto é resultado do resgate da cultura indígena, mantendo vivo os ritos, as línguas, a agricultura, entre outras atividades do seu povo. “Essa oportunidade nos motiva a continuar o desenvolvimento do trabalho”, concluiu. “Não somos artistas, estamos apenas resgatando nossa cultura e nossa identidade”, enfatizou Marcos Bixku Huni Kui.

connepi-cultural-dia01 (3)

As apresentações fazem parte da II Mostra de artes do Ifac cujo tema é “Norte e Nordeste na Amazônia acreana”. De acordo com o coordenador do Connepi Cultural, Douglas Marques Luiz, a mostra acontece mediante a Pró-Reitoria de Extensão, na qual todos os projetos são expostos uma vez por ano. “Aproveitamos o Connepi para realizar nossa mostra anual”.

O Connepi Cultural tem o apoio da Caixa Econômica Federal. As atividades no palco do Connepi Cultural seguem até dia 03 de dezembro, com diversas atrações dos Institutos Federais das regiões Norte e Nordeste trazendo suas músicas, danças, teatro, e literatura.

publico-1