É necessário promover a cultura do Empreendedorismo, afirma consultor

connepi-palestra-marcelo-pimenta

Por Makfferismar Santos

Rio Branco, Acre – 01/12/2015 – Como transformar a pesquisa em negócio e como empreender em tempos de crise. São alguns dos temas que foram discutidos na palestra “A cultura Empreendedora nos Institutos Federais”, ministrada pelo consultor Marcelo Pimenta, na tarde desta terça-feira, dia 01, no palco principal do X Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, em Rio Branco, Acre.

Com foco no exercício da criatividade como mola propulsora para o empreendedorismo, Marcelo Pimenta apontou aspectos que dificultam e afastam o diálogo entre a academia e o empresariado. Para ele, a linguagem, por exemplo, deve ser específica e observar fatores como o ambiente, localidade e o momento da sociedade.

“Temos muitos pesquisadores com imenso potencial e que desenvolvem pesquisas importantes. Mas, na hora de construir uma rede de contatos, de promover ou buscar o financiamento para o seu projeto, ele encontra dificuldades e não vê o seu projeto seguir para prototipagem e, posteriormente, virar produto. É necessário promover a cultura do empreendedorismo”.

Marcelo explica que nem todos são empreendedores. Porém, existem caminhos, trilhas, para a formação de empreendedores. Um exemplo apresentado por Marcelo é a metodologia da Trilha de Referência para o Empreendedor (TREM). Segundo explica, a Trilha é composta por três etapas – Descoberta, Experimentação e Execução.

Para o consultor, a criatividade vale muito mais do que os recursos físicos. Entretanto, ela sozinha não é suficiente: “Às vezes a pessoa tem uma boa ideia, é criativo. Mas, ela não está preparada ou mesmo não demonstra interesse em se adaptar às mudanças da sociedade. É preciso aprender a fazer negócios. Hoje, não adianta fazer negócios como há 10 anos. A geração atual já nasce conectada, integrada ao celular como extensão do corpo.”

Compartilhar
Print this pageEmail this to someoneShare on Facebook0Tweet about this on TwitterPin on Pinterest0