Resgate de mitos e lendas através da arte da contação de histórias

connepi-cultural-ifac-site (1)

Por Glauco Capper

O grupo de estudantes do campus de Xapuri do Instituto Federal do Acre trouxe o resgate dos mitos, lendas e representações da cultura do Acre, em forma de “contação” de história. A apresentação aconteceu nesta terça-feira (01/12), no palco do Connepi Cultural, durante o X Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi).

O projeto de extensão cultural “Histórias e Estórias da Mata Acreana”, coordenado pela professora do Campus Xapuri, Thays Mara, encantou os espectadores. Paulo Soares, que assistiu à apresentação do grupo, declarou ficar feliz com a ideia: “Um projeto inovador, que envolve pesquisa e arte”.

Com o objetivo de resgatar as raízes culturais do Acre, Thays disse que as interpretações das histórias visam mostrar o lado histórico dos municípios: “Todas as histórias são reais do imaginário cultural acreano e adaptadas para levar interação durante as apresentações.”

connepi-cultural-ifac-site (2)

Durante a atuação do grupo, a “interação” é inevitável. Com muitas cenas engraçadas, os espectadores são conduzidos aos risos com muita facilidade. “É divertido participar do grupo, já perdi até a vergonha – antes eu era muito tímido –, melhorei minha desenvoltura, e fazendo duas coisas que gosto: estudar e atuar”, pontuou Elias da Silva, estudante do Ifac que, na peça, leva uma “surra” do caboclinho da mata. O mito ficou conhecido no imaginário acreano, por meio de “histórias de seringueiros” que relatavam ter apanhado do caboclinho da mata, por não pedir permissão para caçar.

As apresentações fazem parte da II Mostra de Artes cujo tema é: “Norte e Nordeste na Amazônia acreana”. De acordo com o coordenador do Connepi Cultural, Douglas Luiz, a mostra se dá mediante a Pró-Reitoria de Extensão, que realiza exposição dos trabalhos uma vez por ano. “Aproveitamos o Connepi para realizar nossa mostra anual”, conta.

As atividades no palco do Connepi Cultural seguem até dia 3 de dezembro, com diversas atrações locais e nacionais: música, dança, teatro, entre outras. O Connepi Cultural tem o apoio da Caixa Econômica Federal.