Navegador mais rápido que o Chrome é atração na Mostra Tecnológica do X Connepi

connepi-mostra-navegador-site (1)

Por Glauco Capper

Estudantes do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), João Paulo Alves, Marcos Antonio Alves da Silva e Gustavo Marchesini de Oliveira, integrantes do Grupo JC desenvolveram um navegador para internet com a proposta de ser mais leve e mais rápido que o Google Chrome, navegador popular e gratuito. O trabalho está exposto na Mostra Tecnológica do X Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi).

Alpha Web Browser nasceu com a proposta de ser uma plataforma livre, leve e prática. De acordo com João Paulo, morador da cidade de Açailândia e estudante do curso de Alimentos no IFMA, o navegador consome pouquíssima memória, cerca de 39 megabyte, levando apenas 1.8 segundos para inicializar, diferente do navegador Google Chrome que tem um consumo médio de 104 megabyte de memória RAM.

connepi-mostra-navegador-site (2)

Para compreender o que representa o uso de memória por um navegador, podemos usar o exemplo de dois caminhões, sendo que um deles está carregado e o outro vazio. “O segredo é que eliminamos tudo que não se utiliza em um navegador, extensões, ferramentas, entre outras coisas, que deixam ele pesado, demorando mais para carregar”, descreveu.

Sobre a disponibilização para download, Paulo disse que ainda estão realizando testes na ferramenta. “Ele tem se comportado bem [sobre o navegador], não tem travado, mas ainda é um protótipo”, concluiu. A Mostra Tecnológica do X Connepi acontece até dia 03 de dezembro, no Centro de Eventos Comfort, em Rio Branco – AC.

Print this pageEmail this to someoneShare on Facebook0Tweet about this on TwitterPin on Pinterest0