Marina defende agenda sustentável para o desenvolvimento econômico e social

connepi-marina-site (1)

Por Makfferismar Santos

“Devemos buscar um modelo de crescimento que atenda a nossa geração sem comprometer as gerações futuras.” A frase é de Marina Silva, para um público atento de estudantes e professores na manhã desta quarta-feira, 02, na programação do X Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI).

Chama a atenção a serenidade com que Marina aborda o discurso de uma agenda ”verde”, com propriedade e conhecimento de vida de uma ex-seringueira que só foi alfabetizada aos 16 anos e chegou ao posto de Senadora da República, Ministra do Meio Ambiente, tendo disputado por duas vezes a eleição Presidencial.

Um dos principais expoentes sociais e políticos da atualidade, Marina é defensora de uma agenda com foco no desenvolvimento sustentável. “Quando me perguntam como me classifico, hoje, de forma muita clara, posso dizer que sou Sustentabilista Progressista”, comentou.

connepi-marina-site (2)

A ex-senadora destacou que é necessário que as grandes nações tomem decisões, e coloquem em prática ações concretas para conter os impactos da degradação da biodiversidade e das mudanças climáticas. Para ela, o Brasil avançou muito na questão ambiental, sobretudo no processo de combate ao desmatamento. Porém, ainda é pouco.

“Hoje, depois de mais de 20 anos, olhamos para as discussões da ECO 92 e, infelizmente, temos a triste constatação que muito pouco foi feito. É superficial acreditar que a discussão da sustentabilidade é apenas do verde pelo verde, da ecologia. Devemos repensar a nossa maneira de ser, de produzir e de consumir. Chegou a hora de ser grande pela decisão, e não pela própria natureza”, destacou ela, parafraseando trecho do Hino Nacional.

Para Marina, a sociedade enfrenta uma grave crise de valores, fator que tem dificultado a superação dos obstáculos para o crescimento econômico e social: “A crise de valores é a base das demais crises – da econômica, da ambiental e da social. É a falência de um modelo”.

Compartilhar
Print this pageEmail this to someoneShare on Facebook0Tweet about this on TwitterPin on Pinterest0