Desafio de Ideias apresenta aplicativos que auxiliam no monitoramento do ensino e na contratação de profissionais

connepi-desafio-dia2-site (2)

Por Glauco Capper

No X Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI), realizado pelo Instituto Federal do Acre (IFAC), entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro, acontece a 2ª edição do Desafio de Ideias, espaço de fomento empreendedor para as diversas ideias inscritas nas mais variadas áreas do conhecimento.

Para o coordenador do evento, Marcelo Pimenta, os participantes, que são de todo Brasil, têm a oportunidade de aprimorar suas ideias, através de mentores e palestrantes que ajudarão a traçar as melhores estratégias para entrar preparados no mercado. “Aqui é o espaço onde eles têm a oportunidade de transformar pesquisas em negócios”.

O Desafio de Ideias é um espaço desenvolvido para fomentar empreendimentos nos mais variados eixos do conhecimento. Mediante consultorias técnicas, “é possível saber quais são os passos necessários para desenvolver um empreendimento. As consultorias sobre negócios, desenvolvidos aqui, possibilitam termos sucesso”, afirmou Alberto Alencar, estudante de Sistemas para a Web no IFAC.

connepi-desafio-dia2-site (1)

Alencar conta que as consultorias trazem uma visão diferente para a execução de uma ideia. “Queremos atingir não só o Acre, mas o Brasil e quem sabe, o mundo”. Com o aplicativo para smartphones chamado “Facilite”, Alencar e sua equipe, composta de quatro integrantes, todos do IFAC, já disponibilizaram para usuários e anunciantes, na loja da Play Store, apenas para pré-cadastro . O Facilite é uma plataforma de busca e contratação de profissionais.

Outro aplicativo que está sendo aprimorado por meio do Desafio de Ideias, o Sinapse, tem o objetivo de monitorar o ensino em tempo real. De acordo com um dos criadores, Leonardo Fleming, a ideia é criar uma avaliação individual dos alunos que, em tempo real, será acessada por gestores, pais e professores.

O objetivo é detectar quais áreas do conhecimento os alunos precisam ser melhores assistidos. “Queremos dar uma opção para a avaliação do dia a dia nas escolas. Em vez de avaliar se os alunos estão ou não em sala, por que não qualificar a presença desse aluno e sua interação com o que está sendo ensinado?”, finalizou Alencar.

A reitora do IFAC, Rosana Cavalcante dos Santos, comemora a iniciativa e a participação dos alunos da instituição. De acordo com Rosana, o IFAC possui o Núcleo de Inovação e Tecnológica (NIT) que funciona como “incubadora”, dando suporte a ideias, transformando cooperativas em negócios. “Não tem sentido as pesquisas que não gerem benefícios para a comunidade”, afirma Rosana.