Projeto promete reduzir em cem vezes o uso de pesticidas na natureza

connepi-desafio-pesticidas-site

Por Glauco Capper

Um trabalho que se destaca na segunda etapa do Desafio de Ideias é do professor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Campus Cárceres, Alexandre dos Santos, sobre isca para cupins. A ideia que ganhou a Mostra Tecnológica do IFMT, em 2013, é uma solução para a redução do uso de pesticidas no plantio de árvores.

Após dois anos de pesquisa para desenvolver o produto, Santos afirmou que a isca pode substituir o banho químico utilizado no plantio de árvores, no qual a muda é imersa em uma solução com fibronil (pesticida utilizado no controle de cupins), resultando em quase 300 gramas de veneno em contato com a natureza.

“A nossa ideia”, enfatiza Santos, “é ter um produto com quantidade até 100 vezes menos pesticidas”. Com esse objetivo, Santos e o grupo de três alunos vêm participando de eventos nacionais; ele caracterizou esses momentos de “eventos aceleradores de ideia”, a fim de conseguir os aportes financeiros necessários para comercializar o produto em larga escala.

“Recentemente participamos do Startups Inovativa Brasile, entre mais de 1000 projetos, ficamos entre os 92 selecionados”, celebrou Santos. A boa representatividade no Inovativa rendeu ao grupo, um selo que é usado como critério por investidores, quando vão escolher novas ideias para investir.“O melhor de tudo é que conhecemos investidores de verdade”, complementa.

Sobre a participação no Desafio de Ideias, Santos disse que a meta, agora, é se qualificar o máximo para entrar no mercado. Com o produto já patenteado e em fase de validação, ele acrescenta: “precisamos nos capacitar para transformar nosso produto em mercadoria”.

Estudante de Engenharia Florestal e integrante da equipe de Santos, Sarah Cavalari diz que participar do projeto ajuda no crescimento profissional, ampliando o leque de conhecimentos, aumentando as oportunidades no futuro. “Nos vemos não só como estudantes, mas como empreendedores. Nada melhor que pegar sua ideia e desenvolver como empresa”, contou.

O X Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), realizado pelo Instituto Federal do Acre (Ifac), acontece entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro, no Centro de Eventos Comfort, em Rio Branco-AC.