Da música clássica à regional: o Connepi Cultural anima o público

connepi-cultural-coral-site (1)

Por Nívea Furtado

“Vamos passear pela história da humanidade através da música”. Assim começou a apresentação do Coro Cênico do Instituto Federal do Acre (Ifac) na noite dessa terça-feira (01/12), no Connepi Cultural. O projeto de extensão cênico musical trouxe peças da Idade Média à Contemporânea e convidou o público a uma experimentação coletiva. Composto por estudantes dos Cursos Integrados em Edificações e Desenho em Construção Civil do Campus Baixada do Sol, o grupo é conduzido pelo professor de música Douglas Marques Luiz.

As músicas, que dialogavam com a cena, foram tocadas por quatro violões. O dedilhado dos instrumentos se assemelhavam ao som do alaúde, enquanto os alunos divagavam do poeta William Shakespeare ao cantor Tim Maia. O espetáculo emocionou o público com declamações sobre a dor de perder um amor e a descoberta da vida na juventude. Para Douglas, a noite foi gratificante. “É a primeira apresentação que o Coro Cênico faz e tem um número tão expressivo de pessoas na plateia”, disse. Com seis meses de duração e um ensaio por semana, os integrantes participam de oficinas de música e teatro.

connepi-cultural-coral-cruzeiro

Outra atração da noite foi o Coral Popular do Ifac do Campus Cruzeiro do Sul. Formado por docentes, técnicos-administrativos, alunos e comunidade, o coral é regido pelo professor de música Emerson Gaspar. Com autonomia e criatividade nos arranjos, a performance trouxe um repertório mais conhecido do público. Formado desde 2011, o Coral também faz parte do projeto de extensão do Ifac, que tem como objetivo agregar a comunidade. Gaspar informou que, a partir de 2016, a intenção é levar a apresentação para Institutos Federais de todo o País.

Encerrando a noite, o cantor regional Alberan Moraes cantou músicas autorais e levantou a plateia com a “Farinhada”.  A canção inspirada na composição do cantor Djavan, “Farinha”, canta a vida do povo do Norte e o encontro da família para produzir a goma da mandioca. O cantor terminou o show afirmando que “a melhor farinha do Brasil é a de Cruzeiro do Sul”.

O Connepi Cultural faz parte da programação do X Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi) e recebe o apoio da Caixa Econômica Federal. O congresso ocorre no Centro de Eventos Comfort, em Rio Branco no Acre, até quinta-feira, 03/12.

 connepi-cultural-coral-site (3)

Compartilhar
Print this pageEmail this to someoneShare on Facebook0Tweet about this on TwitterPin on Pinterest0