Caso de sucesso: O IFRN é exemplo na utilização de energia renovável

connepi-palestra-belchior

Por Nívea Furtado

Repensar, reduzir, reaproveitar, reciclar e recusar. Essas foram as ações apresentadas pelo reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Belchior de Oliveira Rocha, nessa quarta-feira (02/12), no X Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi). O projeto “Campus Verde: Um Ambiente Sustentável”, mostrou as políticas de responsabilidade social e o uso racional dos recursos naturais promovidos na instituição. O caso de sucesso foi estruturado para que todos os Campi do IFRN sigam o mesmo modelo de trabalho e sejam exemplos nas medidas socioambientais.

Foram implantadas ações como: diminuição do uso de papel; a adoção de canecas, diminuindo o consumo de copos descartáveis; a reciclagem de óleo para fabricação de sabão; instalação de placas fotovoltaicas e a construção de reservatórios para captação de água da chuva. As medidas impactaram no cotidiano do instituto, dos servidores e estudantes.

Segundo o reitor, o IFRN foi a primeira instituição pública do Rio Grande do Norte a aderir ao sistema de compensação de energia por meio da produção de fontes alternativas. Com a ação, o Instituto Federal economizou mais de 85 mil reais na conta. “A energia solar é uma fonte abundante, mas ainda pouco utilizada por todos”, disse. Belchior acredita que é preciso motivação e investimento por parte do governo para que as entidades utilizem energias renováveis. “Com isso, o mercado irá expandir sendo necessário a formação de profissionais e, assim, gerando educação profissional e emprego”, afirmou.

connepi-palestra-boris-site (1)Energia Renovável – Compondo a programação, o presidente do Instituto de Tecnologias Sustentáveis Nikola Tesla, Boris Petrovic, apresentou o “Desafio e Oportunidades com Energia Renovável”. Foram expostos pesquisas e casos de sucesso na utilização do recurso natural como o projeto piloto “Aldeia Solar no Acre”, que utiliza a energia fotovoltaica nas aldeias indígenas.

Petrovic acredita que é necessário fazer um movimento social para que seja implantado um modelo nacional de energia renovável: “O Brasil é um potencial eólico. É necessário investimento e aprovação de leis para desenvolvimento e utilização do recurso natural”, disse.