Mostra Científica é a atividade que mais atrai pesquisadores no CONNEPI

connepi-mostra-cientifica-site (1)

Por Antoniete Alves

Desde o dia 01 de dezembro, centenas de pesquisas foram apresentadas na Mostra Científica do X Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI), realizado pelo Instituto Federal do Acre (IFAC), em Rio Branco. No decorrer do evento foram apresentados 192 trabalhos orais e 1.203 pôsteres, com premiação para as 24 apresentações de pôsteres e as três apresentações orais com melhor avaliação.

As áreas de conhecimento que mais tiveram artigos apresentados foram: Ciências Humanas, Ciências Agrárias e Ciências Exatas da Terra.  O professor Edvar Silva, coordenador Científico do X Connepi, expressou sua admiração aos trabalhos inscritos. Ele aproveitou a oportunidade para agradecer aos avaliadores “ad hoc”, diretores de modalidade, avaliadores de apresentação, coordenadores de área do conhecimento, monitores e Comissão de Pesquisa, pelo trabalho desenvolvido no congresso.

connepi-mostra-cientifica-site (2)

Lubia Cordeiro de Farias, aluna do 4º período do Curso Técnico em Meio Ambiente, apresentou o trabalho “Estudo do Riacho Angelim: fontes poluidoras”. Com sua primeira participação no Connepi, ela demonstrou que esta é uma nova experiência da qual está gostando bastante.

O professor do Curso de Edificações do Instituto Federal de Sergipe (IFS), José Wlamir Barreto Soares, já participou de outros Connepis. Ele apresentou o trabalho “Verificação da água através da radiação UVA: o caso da bica da cidade nova em Lagarto-SE”.

A professora Dirlei Fachinello, avaliadora de apresentações orais, afirmou: “tivemos muitos trabalhos bem interessantes em diversas áreas, desde Meio Ambiente até a área comportamental organizacional, mas a grande maioria dos artigos está voltada para a área ambiental”. Para a avaliadora, que também é docente do Instituto Federal do Acre (IFAC) o fato demonstra a preocupação com a temática.