Congresso de pesquisa e inovação é encerrado com festa e prêmios

connepi-premiados-geral

Por Makfferismar Santos

Um sentimento de dever cumprido, alegria e saudade era o que estava estampado nos rostos e nas atitudes dos congressistas que participaram da cerimônia de encerramento do X Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), realizada na tarde desta quinta-feira, 3, em Rio Branco, Acre. A organização armou uma grande festa na solenidade que homenageou personalidades e premiou os vencedores da Mostra Tecnológica, Desafio de Ideias, Apresentações Científicas (Pôster e Oral) e dos seminários de Iniciação Científica e Pós-graduação.

A edição 2015 do Connepi demonstrou que o congresso já superou as fronteiras do Norte e Nordeste e se consolidou como o maior evento de pesquisa e inovação das instituições que integram a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. No total, mais de 2 mil congressistas participaram das mais de 100 atividades que integraram a programação.  Alunos e professores de 19 institutos federais contribuíram com o envio de mais de 1400 trabalhos ao Congresso. A Mostra Cultural recebeu, durante os quatro dias do evento, 14 atrações nacionais.

connepi-mostra-premiados

“Queria agradecer a todos os congressistas que possibilitaram que esse evento fosse um sucesso. A realização do Connepi mostra que o Estado do Acre e o Instituto Federal do Acre estão prontos para sediar grandes eventos e contribuir com o desenvolvimento econômico e social do país, por meio das atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação”, destacou a professora Rosana Cavalcante dos Santos, Reitora do Instituto Federal do Acre, instituição organizadora do X Connepi.

Paulo Ney Barbosa, acadêmico do curso de sistemas de informação do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) destaca o aprendizado conquistado ao participar do Connepi. O jovem foi um dos premiados na Mostra Tecnológica ao conquistar o primeiro lugar com o projeto HangAut Game, desenvolvido com mais três estudantes do Ifal, sob orientação da professora Mônica Ximenes.

connepi-publico-encerramento (1)

“O HangAut é um jogo para dispositivos móveis voltado para auxiliar no processo de alfabetização de crianças com autismo. Representar o Ifal em congresso que congrega outros institutos federais e ainda ser premiado é um fator que nos motiva a prosseguir com as atividades de pesquisa”, comenta.

Ao final da solenidade, congressistas e equipe organizadora confraternizaram em show do músico acreano André Dantas.

Confira a lista de homenageados do X Connepi

Confira a lista de premiados do X Connepi