IFAC Empreendedor certifica mentores e empreendedores durante o X CONNEPI

connepi-ifac-empreededor-certificacao (1)

Estudantes e servidores do Instituto Federal do Acre (IFAC) receberam, na noite de segunda-feira, 30, os certificados pela conclusão do curso de formação de mentores e empreendedores, o IFAC Empreendedor. A formação gratuita para a comunidade interna do instituto foi ofertada pela Laboratorium Projetos Inovadores. Ao todo, 53 alunos receberam os certificados das mãos do coordenador do projeto, Marcelo Pimenta, do pró-reitor de Pesquisa, Pedro Plese e da reitora do IFAC, Rosana Cavalcante dos Santos.

A capacitação do IFAC Empreendedor foi feita a partir da metodologia de Trilha de Referência para o Empreendedor (TREM) desenvolvida pela Laboratorium. O curso teve início em agosto de 2015 e as aulas foram realizadas na modalidade de educação a distância, com uso de ambiente de aprendizagem. Os estudantes tiveram à disposição, além da comunicação disponível no ambiente virtual, videoconferências, interação via Whatsapp e pelo blog do curso, IFAC Empreendedor.

O programa IFAC Empreendedor teve como objetivo contribuir para que servidores e estudantes tivessem a oportunidade de transformar seus sonhos e projetos em negócios, conforme explica o coordenador, Marcelo Pimenta. Com a capacitação na metodologia do TREM, além de mais um incentivo à cultura empreendedora no Acre, os alunos do IFAC Empreendedor também tiveram a chance de incrementar os seus currículos Lattes.

Para o professor do IFAC, Marcus Marcelo que ministra a disciplina de Empreendedorismo e Inovação a formação do IFAC Empreendedor foi interessante ao passo que lhe permitiu se aprofundar em uma metodologia pouco conhecida. De acordo com o docente que se capacitou como mentor, a metodologia apresentada possibilita que o empreendedor demonstre seu modelo de negócio com a oportunidade de ter uma rápida resposta sobre sua ideia. “A partir daí as pessoas podem questionar o seu modelo de negócios e dar sugestões e só então partimos para a elaboração do plano de negócios, que é o trabalho final da disciplina de Empreendedorismo e Inovação”, explica.

connepi-ifac-empreededor-certificacao (2)O aluno do 4º ano do curso técnico em Informática do IFAC Campus Rio Branco, Gabriel Marques, é um dos novos empreendedores formados pelo programa. O jovem conta que já havia cursado a disciplina de Empreendedorismo e que a capacitação reforçou e complementou o aprendizado que ele teve anteriormente. A irmã do jovem, também estudante do IFAC, Tais Marques, foi incentivada por Gabriel a se formar pelo programa IFAC Empreendedor.

Gabriel já demonstra o gosto pelo empreendedorismo tendo participado também do Startup Weekend Rio Branco em novembro deste ano. Sua equipe ficou em segundo lugar na competição com a proposta do aplicativo para smartphone “Aqui Tem Medicamento”, que se conecta com redes de farmácia e faz a busca por farmácia ou medicamento desejado.

Print this pageEmail this to someoneShare on Facebook1.2kTweet about this on TwitterPin on Pinterest0