Comissão Organizadora do X CONNEPI participa de workshop no IFAC

Workshop_connepi_5Integrantes da Comissão Organizadora do X Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação – CONNEPI, que será realizado no período de 30 de novembro a 03 de dezembro de 2015, em Rio Branco, se reuniram na última sexta-feira, 13, para participar de um workshop com o prof. Marcelo Pimenta, da Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM.

O palestrante, que participou da organização do CONNEPI sediado pelo Instituto Federal do Maranhão – IFMA em 2014, veio a Rio Branco para realizar o treinamento que ocorreu na sala de EAD do Câmpus Rio Branco e teve a participação dos servidores do Instituto Federal do Acre – IFAC dos seis câmpus e Reitoria e que participam das comissões.

Pela manhã, os coordenadores das comissões tiveram uma reunião com o prof. Marcelo Pimenta e a Secretaria Executiva do evento, realizada na Reitoria. À tarde, na abertura do workshop a reitora do IFAC, profa. Rosana Cavalcante dos Santos, falou brevemente sobre a importância do CONNEPI para o instituto e para o Estado do Acre. “Nós temos que preparar o pensamento do público do evento, pois temos tudo para crer que o CONNEPI não será um simples evento, mas um divisor de águas para o IFAC” declarou a reitora.

Ela desejou aos presentes um dia produtivo e que o CONNEPI deste ano seja coroado como referência para os futuros congressos. Em seguida, o prof. Marcelo Pimenta, contou sobre sua experiência na realização da última edição do congresso e, principalmente, destacou as oportunidades que o CONNEPI traz para o IFAC e para o Acre, inserindo o estado e os outros Institutos Federais no que Marcelo chama de “maré de inovação”.

Em sua exposição, Marcelo ressaltou ainda a criatividade necessária nas noções de empreendedorismo e inovação tecnológica. Ele mostrou vários exemplos de novidades tecnológicas, e orientou que os professores encorajem a criatividade dos alunos. “O professor deve incentivar as ideias malucas que tenham potencial de gerar produtos inovadores”, propôs.

O workshop continuou com um momento para que todos compartilhassem ideias e sugestões para a preparação do evento. Servidores de todas as unidades do IFAC puderam expor seus pensamentos acerca dos assuntos discutidos, como o Diretor Geral do IFAC/Câmpus Sena Madureira, prof. Marcelo Helder, que salientou a importância de incentivar que os alunos se envolvam no desenvolvimento de pesquisas aplicadas, e que apresentem os resultados durante o evento.

O Diretor Geral do IFAC/Câmpus Xapuri, prof. Joel Lima, trouxe a sugestão de se valorizar um “empreendedorismo humanizado”, que tenha como foco o desenvolvimento de tecnologias que possam garantir a recuperação das pessoas atingidas pela cheia nos rios no Acre. Para o prof. Armando Pompermayer, também do Câmpus Xapuri, deve-se investir no planejamento centrado no usuário. Ele sugere que, no desenvolvimento das tecnologias sejam priorizadas as pessoas que vivem no Acre, sua identidade e necessidades específicas.

O treinamento teve seguimento com mais perguntas, comentários e sugestões dos integrantes das comissões do CONNEPI, e ao fim da tarde foram feitos encaminhamentos para as próximas reuniões.

O Congresso – O Connepi é um evento anual promovido pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e pela Secretaria de Educação Tecnológica – SETEC do Ministério da Educação. O evento tem o intuito de congregar a comunidade profissional e acadêmica atuante em diversas áreas do conhecimento, promovendo a socialização do conhecimento e a interação entre todos os que têm interesse no desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação e na área da Educação Profissional e Tecnológica.