IFAC divulga o X Connepi no Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica

estande 1

O Instituto Federal do Acre está com um grande estande no III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. O evento acontece desde o dia 26 de maio, no Centro de Convenções de Pernambuco, Recife. O destaque do estande é a divulgação do X Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, o Connepi, marcado para 30 de novembro a 03 de dezembro em Rio Branco-AC.

A equipe formada por servidores do IFAC vem planejando esta ação há alguns meses, mas a divulgação do Congresso teve início ainda no Connepi de 2014, realizado no Maranhão. “Este estande foi feito no intuito de divulgar o Connepi 2015, no Acre. Já fizemos isso em 2014, no Maranhão, onde tivemos uma boa resposta do público, que demonstrou interesse em conhecer o Acre e participar do Congresso”, explica o pró-reitor de pesquisa, inovação e pós-graduação do IFAC, prof. Pedro Plese.

estande 2

Durante todos os dias do Fórum, quem passava pelo estande do IFAC pôde conferir vídeos sobre as atrações turísticas do Acre, inclusive, um deles com um jingle “tá na hora de conhecer o Acre”. Também foram distribuídos folders e cartazes do Connepi para quem quisesse divulgar o Congresso na sua instituição. Quem foi até o estande também pôde prestigiar o trabalho das alunas do Pronatec/Mulheres Mil do IFAC, representado no Fórum pela coordenadora adjunta/ações especiais Pronatec, Paula Batista.

estande 6

Como um grande evento que é o Connepi, a comissão organizadora firmou parcerias com o estado do Acre, que, através da Secretaria Estadual de Turismo e Lazer (Setul), pôde ampliar a divulgação no Fórum Mundial. É da Setul grande parte de material de divulgação do Acre, e uma das principais atrações do estande do IFAC no FMEPT, a maleta da campanha Partiu Acre.

Para o chefe de departamento de promoção e marketing turístico da Setul, Jaqueson Queiroga, a parceria é promissora. “É uma das nossas funções, na Secretaria, fomentar a realização de grandes eventos no estado do Acre. O governo é sensível nessa questão de acreditar que a realização de eventos importantes como o Connepi são geradores de renda para nossa economia”, afirmou.

estande 7

“Com essa parceria estamos fazendo a divulgação do estado, mostrando que nós temos belezas ímpares, experiências que você só pode viver no Acre e que temos um povo extremamente acolhedor que é o povo acriano e que vai fazer desse evento, com certeza, a melhor edição que o Connepi já realizou”, garantiu Jaqueson Queiroga.

Partiu Acre – Desde quarta-feira, 27, muitas pessoas já passaram pelo estande do IFAC. Além de estudantes e professores de várias instituições de ensino, dirigentes da Rede Federal e dos institutos tiraram foto com a maleta da campanha da Setul, Partiu Acre. A campanha foi lançada há um mês e busca incentivar o turismo dentro do estado. No estande do IFAC, as pessoas que passam são convidadas a tirar uma foto com a maleta e publicar nas redes sociais com a hashtag #PartiuAcre e #XConnepi.

estande 4

fmept-27-05 163Na quinta-feira, 28, além da maleta o estande ganhou outra atração. O prof. Jânio Carlos Teixeira se voluntariou para tocar violão visando atrair mais pessoas para o estande. O movimento do público e a resposta foi muito positiva. Alguns estudantes que pararam para prestigiar a apresentação foram, também, convidados para tocar violão junto com o professor.

estande 8

Convite à comunidade da Rede Federal – A reitora do IFAC, profa. Rosana Cavalcante dos Santos, ressaltou que um dos objetivos do Instituto no Fórum Mundial é convidar toda a comunidade da Rede Federal para participar do X Connepi.

A reitora afirmou ainda que “além dos alunos do norte e nordeste, o Connepi tem a perspectiva de trazer estudantes de todos os outros Institutos. Inclusive, está sendo discutida, no Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), a possibilidade de que o Connepi passe a ser um evento nacional devido à magnitude e à proporção que ele vem ganhando ao longo dos últimos anos”.

estande 3

Diante disso, o IFAC espera realizar um grande evento, como conta o pró-reitor de pesquisa, prof. Pedro Plese. “A expectativa para o Connepi está muito grande, estamos nos reunindo com os pró-reitores dos institutos federais, mandando contato, e eles estão interessados em levar os seus alunos e professores para participarem do evento e muito entusiasmados para conhecer o Acre”.