Desafio de Ideias: IFMT ganha o primeiro lugar

connepi-desafio-premiacao-site (1)

Por Nívea Furtado

O último dia do X Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI) contou com a premiação dos projetos inovadores do Desafio de Ideias. Alunos de engenharia florestal do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), Campus Cárceres, ganharam o troféu de primeiro colocado com a proposta Synbait’s. A startup desenvolveu uma isca para controlar a proliferação de cupins subterrâneos.

O professor e coordenador da ideia, Alexandre Santos, ficou satisfeito com o reconhecimento do trabalho e acredita que o projeto está pronto para ser comercializado. “O Synbait’s já tem patente. Agora o próximo passo é prospectar no mercado”, explicou.

O Instituto Federal de Rondônia (IFRO) ficou em segundo lugar com o projeto Gerenciador e Identificador de Pragas (Gips), e em terceira posição o da Paraíba (IFPB), com a IntelliCar – Sistema Distribuído de Diagnóstico Automatizado de Veículos em Tempo Real.

Foram selecionadas onze propostas finalistas, de 32 projetos. As equipes fizeram apresentação oral para a banca examinadora que foi composta por professores dos Institutos Federais, profissionais do mercado, especialistas em eventos startups e do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), parceiro na realização do X CONNEPI. Para classificar as três melhores ideias, os mentores observaram a originalidade, a equipe, a apresentação, o potencial de inovação e mercado.

A tarde também contou com um bate-papo com os mentores sobre a criação de empresas. A intenção foi estimular os alunos a pensar a forma e os desafios de empreender.

O Desafio de Ideias tem como objetivo transformar a pesquisa aplicada em oportunidade de negócios, despertando o interesse dos alunos para o empreendedorismo.

Compartilhar
Print this pageEmail this to someoneShare on Facebook0Tweet about this on TwitterPin on Pinterest0